sexta-feira, 23 de maio de 2008

O terapeuta da saúde e o ministro do evangelho

Por: Ellen White

A obra do pastor deve unir-se inteiramente com a do médico-missionário (terapeuta da saúde). Repousa sobre ele (o pastor) uma dupla responsabilidade; pois nele se reúnem tanto as qualidades do médico-missionário, como as do ministro evangélico. O médico e o pastor devem compreender que se acham empenhados na mesma obra. Portanto, devem eles trabalhar em perfeita harmonia (Conselhos Sobre Saúde, pág. 550).

Pastor e reformadores da saúde devem trabalhar para restaurar no homem a imagem de Deus. De um lado, o médico-missionário (terapeuta da saúde) deve ministrar os remédios naturais que aliviam o sofrimento físico e, por outro lado, por meio do evangelho, promovem o alivio dos sofrimentos da alma (Conselhos Sobre Saúde, pág. 265).

Há muito trabalho a ser feito, e os ministros e os médicos (naturistas) devem trabalhar em perfeita união (Conselhos Sobre Saúde, pág. 335).

A reforma da temperança requer especial atenção e apoio do ministério. Os reformadores ou terapeutas da saúde são os guardiões da saúde do povo, e devem ser reconhecidos e respeitados. Eles devem dar ao povo instruções no que diz respeito aos perigos da intemperança (Conselhos Sobre Saúde, pág. 433).

As coisas da Natureza (argila, ervas medicinais, vegetais, luz do sol etc) são bênçãos de Deus, providas para comunicar saúde ao corpo, à mente (cérebro e coração) e à alma (sangue). Associadas ao tratamento por água (hidroterapia) são elas mais eficazes no restabelecimento da saúde do que toda a medicação de droga do mundo. (Conselhos Sobre Saúde, pág. 169). A verdade presente acha-se na obra da reforma da saúde (Conselhos Sobre Saúde, pág. 434). Os ministros não permitirão que essa verdade seja apresentada de seus púlpitos ao povo. O inimigo de Deus os leva a resistir à verdade presente com rancor e malícia. Eles fabricam falsidades fazendo repetir-se a experiência de Cristo com os chefes judeus. Através da maioria dos pastores Satanás procura eclipsar todo raio de luz que vem de Deus para o Seu povo. Ele opera por meio dos ministros como o fez por intermédio dos sacerdotes e dirigentes religiosos nos dias de Cristo (Conselhos Sobre Saúde, pág. 357).

Ao fazermos a obra médico-missionária encontramos a mesma oposição que Cristo enfrentou. Por isso Ele declara aos reformadores da saúde: “E odiados de todos sereis por causa do Meu nome: Mas aquele que perseverar até o fim esse será salvo. Quando, pois vos perseguirem nesta cidade, fugi para outra. Deve existir ainda uma íntima relação entre a obra médico-missionária (desenvolvida pelo terapeuta da saúde) e o ministério evangélico. Estão eles ligados um ao outro em sagrada união, e jamais devem ser divorciados (Conselhos Sobre Saúde, pág. 527 e 528).

Obra Médico-Missionária – “Cada adventista deve ser um Médico-Missionário e sair de lugar em lugar, consolando os sofredores e curando os enfermos, seguindo o exemplo de Cristo. Para isto, continua a serva do Senhor: Toda igreja (através dos pequenos grupos) deve ser uma Escola Missionária para Obreiros Cristãos. Seus membros devem ser instruídos a dar estudos bíblicos; a dirigir e ensinar classes da Escola Sabatina; a desenvolver métodos racionais de tratamento e a melhor maneira de auxiliar os pobres e cuidar dos doentes; e trabalhar pelos inconversos. Deve haver cursos sobre saúde, além de arte culinária” (Serviço Cristão, pág. 59; e A Ciência do Bom Viver, pág. 149).

Qual a igreja que está fazendo assim como recomenda o Espírito de Profecia? – Quem poderia realizar essa obra na igreja, e preparar médicos-evangelistas, seriam os reformadores da saúde, os quais estudaram para isso, mas, infelizmente, para desgraça da igreja, e atraso da obra de conclusão da pregação do evangelho, muitas vezes os terapeutas da saúde são enxotados pelo ministério pastoral e discriminados, além de acusados de rebeldia e prática de bruxaria somente porque não possuem diploma de médico convencional, discordam da prática do canibalismo e do uso de drogas, e recomendam ao povo os remédios naturais.

Curar e ensinar – A Obra Médico-Missionária tem como principal objetivo: ensinar o povo como prevenir as doenças partindo da prática da reforma alimentar; curar os doentes pelos meios naturais, sem o uso de drogas; e preparar o povo para a vinda do Senhor. O diabo sempre trabalhou usando médicos e líderes de igreja para impedir que tais ensinos sejam transmitidos ao povo e postos em prática. Essa é a razão de alguns ministros se manifestarem contra as terapias naturais não-convencionais, pois inconscientemente, eles estão em defesa da Medicina que o diabo preparou no Egito usando a pessoa do sacerdote-pagão, Imhotep, para simular curas que não existem pelo uso de drogas, e enredar os pés daqueles que violam as leis naturais que Deus estabeleceu para serem seguidas pelo Seu povo. Desta forma, Deus vem sendo ofendido (Medicina e Salvação, pág. 229; Mensagens Escolhidas, vol. 2, pág. 283 e 284).

Nenhum comentário: