sexta-feira, 23 de maio de 2008

Por que devemos ser vegetarianos?

Por que devemos ser vegetarianos?

A competição para produzir carne, ovos e derivados de leite baratos tem levado os seres humanos a tratar os animais como objetos e mercadorias.

A tendência mundial é a de substituir fazendas familiares pelas "fazendas-fábrica", ou seja, galpões onde os animais são mantidos em currais abarrotados ou cocheiras estreitas.

Atualmente, Um grande número de bois de corte, vacas leiteiras, leitões, galinhas e perus são criados em condições de penúria.

Os animais ficam em áreas apertadas, comendo só ração. Muitas vezes passam fome; vivem cheios de parasitas e são duramente espancados. O manejo no Brasil e muito bruto, diz o ecólogo Mateus Paranhos da Costa, da Universidade Estadual Paulista (Unesp), de Jaboticabal.

Os bezerros são mantidos em jaulas super-apertadas para evitar que se movimentem.

Para acentuar a brancura da carne, os criadores não permitem que o bezerro coma grama ou grãos, só leite. A dieta tem que ser pobre em ferro e em outros nutrientes, provocando uma anemia no animal. Com isso, torna-se necessário o consumo de antibióticos, para diminuir o risco de infecções do animal desnutrido.

Para matar um boi, primeiro se dá um disparo na testa com uma pistola de ar comprimido. O tiro deixa o animal desacordado por alguns minutos. Ele então é erguido por uma argola na pata traseira e outro funcionário corta sua garganta. O animal tem que ser sangrado vivo, para que o sangue seja bombeado para fora do corpo, evitando a proliferação de microorganismos, diz Ari Ajzenstein, fiscal do Serviço de Inspeção Federal (SIF), que zela para que as regras de higiene e de bons tratos no abate sejam cumpridas.

AS GALINHAS

Essas quase sempre levam uma vida miserável. Vivem espremidas numa gaiola do tamanho delas. As luzes ficam acesas até 18 horas por dia; assim elas não dormem e comem mais (isso acontece principalmente com as que produzem ovos). Seus bicos são cortados para que não matem umas as outras e para evitar que elas escolham que parte da ração quer comer; caso contrário, ciscariam apenas os grãos de seu agrado e deixariam de lado os alimentos compostos de hormônios que servem para engordar rápido.

Morte rápida

As galinhas ficam presas numa esteira rolante que passa sob um eletrodo.

O choque desacorda a ave e, em seguida, uma lâmina corta seu pescoço.

“Pintinhos inchados

Os frangos de granja não passam de “pintinhos inchados”. Tais aves envelhecem rapidamente e, por essa razão, são abatidas antes de completar 45 dias de vida. Se o abate ocorrer depois dos 45 dias, elas contraem tumores, começando debaixo das asas. Isto indica que a ave está com leucemia, ou câncer no sangue.

Alimento perigoso

Quem consome o frango de granja está comendo uma carne contaminada de pus, humores e células cancerosas. Esta é a razão do surgimento dos cistos e tumores nos seios, no útero e nos ovários femininos, como também, na próstata masculina, além do envelhecimento precoce. Portanto, a carne de frango de granja não é uma boa substituta para quem resolve deixar de comer carne vermelha.

Maior causador de câncer

Segundo estatísticas divulgadas pela OMS (Organização Mundial da Saúde): os tumores de mama que tem como principal causa o uso de frangos de granja, atingem 550 mil mulheres por ano. Os tumores do colo de útero atingem 240 mil mulheres, e dos ovários, 220 mil, além dos tumores de próstata, que matam 50 mil homens, por ano.

Advertência

As pessoas que consomem o frango de granja são nervosas e envelhecem antes do tempo; além do mais, correm o risco de adquirir cistos e tumores na mama, no colo do útero, nos ovários femininos e na próstata masculina.

Risco de Osteoporose

Além de contribuir para envelhecer precocemente, o frango e ovos de granja contribuem também para aumentar o índice de osteoporose, visto que, em cada quilo de frango ou a cada seis ovos de granja, o seu consumidor perde 800 mg de cálcio.

Ato de desumanidade

Nas granjas de ovos, os pintinhos machos são sacrificados, sendo triturados numa espécie de liquidificador gigante.

É uma verdadeira barbária!

Os consumidores de frangos e ovos de granja são cooparticipantes do sofrimento e morte dessas aves.

OS PORCOS - Outros Azarados

Eles não tem espaço nem para deitar confortavelmente. São confinados do nascimento ao abate, diz Pinheiro Filho. As porcas gestantes são forçadas a parirem atadas a uma fivela, apertadas na baia.

O abate é parecido com o de bovinos, com a diferença que o atordoamento é feito com um choque elétrico na cabeça. O animal é jogado num tanque de água fervendo após o sangramento, para facilitar a retirada da pele.

Deus adverte!

Aqueles que tem prazer em deliciar-se da carne de cadáveres dos animais sacrificados, assim adverte a Palavra de Deus: “Matam-se bois, degolam-se ovelhas, comem-se carne... Certamente esta maldade não será perdoada, até que morrais, diz o Senhor dos Exércitos” (Isaias 22: 13 e 14).

Nenhum comentário: