sexta-feira, 23 de maio de 2008

O triplo papel do reformador da saúde



“É plano de Deus que as pessoas aptas à obra (de restauração da saúde e da vida) apresentem a reforma de saúde de maneira prudente e enfática, depois deixem o povo resolver a questão com Deus e com a própria alma” - Ellen White, Review and Herald, 8 de outubro de 1867.

“Aqueles que se empenham nessa obra (de reforma e cura física, isenta de drogas) devem ser consagrados a Deus e não visar apenas tratar o corpo para curar a doença, pois assim agindo do ponto de vista do médico popular, estarão violando os princípios da religião bíblica. Tratar com homens e mulheres cuja mente e o corpo se acham enfermos é uma preciosa tarefa” – Ellen White, Testemunhos para a Igreja, Vol. 3, pág. 168 e 184.


Como reformadores da saúde do povo, nós terapeutas holísticos temos a nobre tarefa de trabalhar em lugar de Cristo, seguindo o seu método de curar, empregando para os doentes os remédios simples e naturais providos por Deus através da Natureza. Para aliviar a dor e o sofrimento da humanidade, como fez Jesus, necessitamos da sabedoria divina e ajuda do Céu.

O triplo papel do reformador, como "representante de Cristo", na obra de restaurar o ser humano à saúde e à vida, é este:

1) advertir o povo dos perigos oferecidos pelas drogas e pelos alimentos antinaturais, e deixar claro que não pode haver cura de doença sem uma mudança de hábitos alimentares. Não curamos doenças, e sim doentes. Não recomendamos drogas medicamentosas, e sim, alimentos e suplementos nutricionais;

2) ensinar como o povo deve conservar o corpo em boas condições de saúde, prevenindo enfermidades pelo uso de alimentos simples e naturais e, em caso de doença, saber como restaurar a saúde com métodos harmonizantes e equilibrantes não agressivos ao organismo humano, livre de drogas, contribuindo, assim, para reformar a prática médica;

3) orar pelo doente, e ensinar-lhe que não é o médico ou terapeuta que salva a vida, e sim, o Grande Restaurador – Cristo –, e deixar claro que nós terapeutas não possuímos o poder de curar; somos apenas auxiliares de Deus nessa obra de restauração.

Tudo isso se resume em reforma de vida. Enfim, nossa obra é de reforma. Por essa razão Ellen White chama os terapeutas e médicos naturopatas de “reformadores da saúde do povo”, cuja obra envolve também a campanha contra as drogas medicamentosas, as quais segundo ela: “não curam nunca, apenas aliviam os sintomas momentaneamente, e depois a doença volta a se manifestar com outros sintomas diferentes”.

Quando Cristo se via assaltado pela tentação, ou teria que efetuar um milagre, Ele buscava auxilio em seu Pai mediante fervorosa oração, para tornar-se vencedor. Ele nos deu prova de que a oração é essencial a fim de recebermos forças para lutar contra os poderes das trevas e realizar a obra que nos foi designada. “Porque a nossa luta – adverte Paulo, em Efésios 6:12 – não é contra o sangue e a carne e sim, contra principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso (ou grupos que defendem a reserva de mercado), contra as forças espirituais do mal”.

REFORMAR A MEDICINA


Como terapeutas e médicos naturopatas, fomos chamados por Deus para realizar uma grande obra de reforma entre o povo, que envolve reforma alimentar e também a reforma da prática da medicina, para reduzir o numero de mortes por intoxicação pelo uso de medicamentos.

A intemperança no comer e no beber tornou o nosso mundo num hospital de doentes. Como se não bastasse a gravidade do problema de saúde que aflige toda a humanidade, o comércio de drogas permitidas e proibidas estão aí, causando mais danos ao nosso mundo, matando mais do que ajudando ou curando. Sob a capa da “falsamente chamada ciência”, milhares e miríades têm baixado à sepultura por causa do uso de drogas venenosas, os quais, hoje poderiam estar vivos, se houvessem sido submetidos a tratamentos hidroterápicos. A afirmação é da escritora Ellen White, no seu livro Medicina e Salvação, pág.57. Assim aconselha ela: “Como reformadores da saúde, devemos reformar a prática da medicina educando o povo no sentido da luz, trabalhando com métodos racionais, rejeitando as drogas. Em toda essa obra se deve praticar a religião da Bíblia”, conclui a escritora dos adventistas.

Como verdadeiros reformadores de saúde – continua Ellen White –, vocês devem estar preparados para dar aos enfermos os tratamentos simples que os aliviarão, e então orar por eles. Para isso, reúnam todo conhecimento possível, (quer seja pela acupuntura, pela massagem, pela orientação sobre princípios de alimentação, pelo Rei-Ki etc), que possa ajudar no combate às enfermidades. Para realizar este trabalho, o terapeuta deve tornar-se esclarecido em relação as enfermidades, suas causas, prevenção e cura. O propósito do Senhor é que Seu método de curar, isento de drogas, seja evidenciado em todas as grandes cidades. Não podeis dedicar anos ao vosso preparo. “Orem pelos doentes, provendo-lhes as necessidades, não com drogas, mas com remédios naturais, ensinando-lhes a recuperar a saúde e evitar a doença” – recomenda Ellen White, nos seus livros Medicina e Salvação e Testemunhos Seletos, vol.3, pág.367-371.

O termo “terapeuta” já diz o que somos: “aquele que está a serviço de Deus”. Pesa sobre nossos ombros a tarefa de reformar a prática da medicina e ensinar ao povo que é melhor saber para conservar a saúde do que curar as enfermidades. Isso inclui o ensino da reforma alimentar e a prática de orar pelos doentes, como fazia Jesus.

ORAR PELOS DOENTES


Tanto a Bíblia quanto os escritos de Ellen White estão cheios de recomendações para orar pelos enfermos. Em Tiago 5:15, lemos: “A oração da fé salvará o enfermo, e o Senhor o levantará”. Se mantivermos uma comunhão diária com Cristo, Ele nos faz a seguinte promessa: “Se vocês impuserem as mãos sobre os enfermos, eles ficarão curados” (Mar. 16:18 – última parte).

Na opinião de Ellen White, o médico, quer seja alopata ou naturopata, deve saber orar. A oração dará ao doente uma permanente confiança, quando ele sabe que seu caso é levado ao conhecimento do Grande Médico. Este ato de orar pelo doente fará mais em seu benefício do que todas as drogas que são ministradas. Como cooperadores de Deus, nunca devemos negligenciar a oração, encaminhando a mente dos doentes para Cristo, o único que pode restaurar o enfermo à saúde e, sobretudo, mostrar que o doente comete um grande erro em achar que o médico é a própria vida de sua vida.

A cura vem de Deus, unicamente de Deus. Os agentes da Natureza – ervas medicinais, vegetais, ar puro, luz solar, argila, etc. – são bênçãos de Deus para comunicar saúde ao corpo, à mente e à alma e, associados à hidroterapia, são mais eficazes no restabelecimento da saúde do que a medicação de drogas do mundo. Por intermédio desses agentes naturais, Deus vem operando, tendo como Seus auxiliares todo aquele que trabalha para restaurar a saúde sem uso de drogas. Portanto, quando alguém se restabelece de uma enfermidade, é Deus que o restaura (Conselho Sobre Saúde, pág. 168).

Muito antes de pensar na cura do doente, devemos pensar na salvação de sua alma, orando por ele. Quando negligenciamos a oração pelos enfermos – observa Ellen White –, estamos privando eles de grandes bênçãos; pois os anjos de Deus estão esperando ajudar a essas almas em resposta às nossas petições. Trabalhar para reformar o doente e orar por ele; vigiar e esperar pela operação divina, esta deve ser a nossa posição, como terapeuta do corpo e da alma. Não poderemos estar continuamente de joelhos, mas podemos mentalmente elevar o coração a Deus, em oração silenciosa. Esta foi a maneira com “Enoque da Bíblia andou com Deus”, confere Gênesis 5:22.

UM CASO DE CURA


No seu livro Mensagens Escolhidas, volume 2, Ellen White afirma que aplicava as terapias naturais e, ao mesmo tempo, orava pelos enfermos que ela tratava. Ela própria curou-se de um câncer da pálpebra esquerda, como também libertou-se de outras enfermidades como apoplexia (derrame cerebral), reumatismo e gota em ambos os tornozelos, febre reumática, malária, artrose na coluna lombar, mal de parkinson e tuberculose hidrópica com muita oração e tratamento natural. Ela narra isto nos seus livros Biografia de Ellen White, vol.1, pág.292 e 293; vol.4, pág. 31 e 32; Spiritual Gifts, Vol. 2, pág. 9,30 e Vol.4, pág.133.

Ao alcançar 87 anos de idade, em 13 de fevereiro de 1915, Ellen White sofreu uma queda violenta, vindo a fraturar o fêmur esquerdo, o que a levou à sepultura. Um pouco antes de sofrer o acidente, ela afirma em seus livros que antes de tomar conhecimento dos princípios de alimentação, comia errado e, por essa razão era extremamente doente. Tão logo abandonou o uso da carne e outros alimentos intoxicantes, dentre eles o açúcar, a saúde foi restabelecida. Vejamos o seu depoimento: “A doença que mais maltratou-me foi uma tuberculose hidrópica; meu pulmão direito estava perdido, segundo revelou diagnóstico médico, e o meu esquerdo afetado. Os médicos diziam que eu não viveria muito tempo. Eu sentia grande dificuldade em respirar deitada. Passava as noites apoiada em um travesseiro, numa posição sentada, e despertava muitas vezes na noite com a boca cheia de sangue. Minha saúde decaiu rapidamente. Fiquei quase reduzida a um esqueleto. Eu só conseguia falar em sussurros ou num tom de voz baixo. Então passei a orar fervorosamente, e em resposta às minhas súplicas, em 6 de junho de 1863, Deus revelou-me, em visão, o assunto sobre reforma de saúde. 40 anos depois de prática da reforma pró-saúde, sinto-me mais saudável e sem nenhum sintoma de doença”.

Depois de viver 43 anos de sofrimento sob cuidados médicos, padecendo inúmeras enfermidades, Ellen White dormiu em Cristo sem queixar-se de nenhum sintoma de doença, salvo a dor causada pela fratura do fêmur. Ela ainda viveu 44 anos, sem enfermidades, depois de haver sido desenganada pelos médicos. Ela tinha 52 anos de idade, quando tomou conhecimento dos princípios de alimentação. Foi em 1863. “De lá par aça nunca mais voltei a comer carne nem outros alimentos prejudiciais, e vivo em permanente comunhão com Deus, através de jejum e oração” - assegura ela em seu depoimento, no livro Vida e Ensinos.

A oração da fé e as terapias naturais fizeram a diferença na vida da escritora e reformadora da saúde Ellen White.

Praticamente, sou bem sucedido como terapeuta holístico, isto deve-se ao hábito de orar antes e depois do atendimento terapêutico. Com isso, Deus tem realizado por intermédio deste terapeuta verdadeiros milagres. O mesmo milagre pode ocorrer em sua vida e na vida dos seus clientes. Faça isto acontecer!

O nosso papel como reformadores da saúde do povo, deve ser o de ensinar, advertir e orar pelos nossos clientes. Afinal, somos auxiliares de Cristo, e fomos chamados por Deus para restaurar o homem como um todo, por inteiro. Isto é medicina holística!

Nós, terapeutas e médicos naturopatas, devemos ser imitadores de Cristo, ensinando o povo como ter melhor qualidade de vida, pregando os princípios de alimentação e curando podo tipo de doenças e enfermidades entre o povo (Mat. 4:23). Essa obra dever ser realizada com dedicação e espírito de oração. Fazendo isso, seremos ungidos com o Espírito Santo e poder advindos de Deus, como foi Jesus e, por esse meio, Cristo será conosco para curar os dentes e libertar as almas oprimidas do diabo.

Finalizando a escritora Ellen White nos faz uma sole recomendação:

- “Não trabalhem egoisticamente em troca de dinheiro, mas por amor de Cristo e da humanidade. Procurem beneficiar a humanidade sofredora, para curar a mente doente e o corpo que sofre, encaminhado os enfermos a Cristo, o amigo dos pecadores. Os que têm pena dos desafortunados, dos cegos, aleijados, enfermos, viúvas, órfãos, e necessitados, Cristo, os representa como observadores dos mandamentos que hão de ter vida eterna. Deus não ouvirá a oração de Seu povo enquanto os órfãos, os desprotegidos, os coxos, os cegos e os enfermos forem negligenciados entre eles” – Testemunhos par a Igreja, vol.3, pág. 184,512 e 518.

Que Deus nos abençoe e ilumine o nosso trabalho!

Nenhum comentário: